terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Final Fantasy versus XIII

"Eu diria que miséria e preocupação têm uma grande parte na história, e quando a trama estava sendo considerada, conversei com [Yoshinori] Kitase e nós decidimos seguir uma direção ainda mais ´triste` no enredo." - Tetsuya Nomura


O tema central da trama de Final Fantasy Versus XIII será “laços”. Como os demais jogos da Fabula Nova Cystallis, os cristais terão extrema importância em Versus XIII. No enredo será usado o conceito-chave de I´Cie e fal´Cie, introduzido em Final Fantasy XIII, porém implementado aqui de outra forma.

A história seguirá os passos do príncipe Noctis na sua missão de proteger o cristal. Parte de uma antiga linhagem de reis, ele sucederá em breve o trono de sua família, que de acordo com Nomura, é muito semelhante a Yakuza (a máfia moderna japonesa). Ele cuida da nação que está em posse do último cristal, e através dele seu país avançou tecnológica e economicamente. Em razão dessa modernização, o reino de Noctis acabou se isolando do restante do mundo, ao ponto de se referirem a ele como “Outside World” ou “Outer World”.

Não conseguindo acompanhar seu avanço por não possuírem mais um cristal (destruídos por conseqüência da guerra), os demais reinos colocaram seus esforços na criação de armas de fogo em troca de espadas e magia. É nesse cenário que surge uma guerra fria relacionada com o manuseio do cristal, e tratados de paz são discutidos entre as nações. No entanto, uma elite de mafiosos e militares pretende quebrá-los.

Em um dos trailers foi exibida uma coletiva com a máfia. Muitos notaram uma semelhança entre a cor dos olhos do chefe com os olhos de Noctis, indicando a possibilidade de serem parentes. Um homem loiro encapuzado, e a embaixadora do reino de Tenebuera, também farão parte do núcleo antagonista.

Tenebuera está sobre a autoridade da família Fleuret. Uma deusa da morte, Etro, faz parte da mitologia local. Dizem que ela faz uma espécie de saudação com as almas, onde ela abre a porta para o outro mundo (o mundo após a morte): quando esta porta é aberta, as almas libertadas explodem numa luz que ascende até ao céu.

Porém, poucas pessoas podem ver essa luz, sendo a essas concebidas o poder do “Kingdom of the Dead”. Noctis e Stella podem vê-la, o que pode ser um indicativo que estejam perto de morrer. A deusa Etro foi confirmada como uma fal´Cie. Provavelmente, I´Cies em Versus XIII são as pessoas que enxergam a luz.

Em Versus XIII, Nomura disse querer elaborar mais o mundo e a humanidade dos personagens, no seu modo de pensarem, do como e o porquê de agirem do modo que agem. Isso pode levar a concepção do game para um lado mais adulto do que de outros títulos.


“Minha única preocupação com Versus XIII é que é a série sempre tratou das emoções humanas e do lado psicológico de modo amplo, e eu como diretor quero me aprofundar ainda mais neste aspecto e entregar uma realidade crua em termos de emoção e comportamento humano. Quando um jogador joga um RPG, o intuito é de fazê-lo acreditar em outro mundo, de experimentar um sonho. Em Versus XIII será diferente por causa da intrusão do mundo real, e de situações que estão realmente acontecendo envolta de nós. Será menos ficção e mais realidade.” – Tetsuya Nomura



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